terça-feira, 3 de setembro de 2013

SECRETARIA DE ESPORTE REALIZA O 1° BATIZADO E TROCA DE CORDAS DE CAPOEIRA GAVIÃO PEIXOTO




Em comemoração ao Dia do Capoeirista, que é comemorado no dia 03 de Agosto, a Secretaria Municipal de Esportes de Gavião Peixoto realizou neste domingo, 18 de Agosto, no Ginásio Osvaldo Fratucci (Osvaldão) a 1ª troca de Cordas e Batismo de capoeiristas dos atletas gavionenses. Além de contarem também com a participação de grupos regionais das cidades de São Carlos, Araraquara e Américo Brasiliense. 

Execução Hino Nacional

 
No Batizado de capoeiristas, que já é uma tradição, o atleta pode interagir e sentir-se ainda mais lisonjeado, pois tem a oportunidade de jogar capoeira pela primeira vez com seus professores e seus mestres em uma roda oficial. O ritual do batismo é o momento onde o aluno recebe sua primeira graduação e que representa a forma mais elevada de expressão da Capoeira. É nessa celebração também que  ocorre a troca de graduação dos alunos que já participaram de um batizado. 

Capoeiristas do batismo
A capoeira, além de ser considerada uma arte-marcial, cultura, folclore, defesa pessoal é considerada um esporte que traz não só conhecimentos culturais, mas também traz vários benefícios para o corpo, melhora a capacidade cardiovascular e respiratória e aumenta o condicionamento físico e mental. Também fortalece a musculatura do abdômen permitindo que essa região sustente melhor a coluna, evitando dores nas costas. Segundo o Dirigente esportivo Marcelo Meneghelli  "A capoeira dá os elementos para que a pessoa busque a sua liberdade, se conscientizando sobre si, sobre o ser social que é e sobre o seu corpo. Isso dá base para a liberdade de cada um. A capoeira leva o indivíduo a conhecer a si mesmo e estar atento ao que está a sua volta"
Estiveram presentes para prestigiar o evento o Vice-Prefeito João Alcides, o Vereador Joel Fera e o Secretário da Pasta Marcelo Prando.

Troca de Cordas Capoeiristas

Nenhum comentário:

Postar um comentário