domingo, 22 de janeiro de 2012

REGIÃO TEM 50 PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO

Domingo, 22 de Janeiro de 2012 às 03h00


Fonte: Jornal Tribuna Impressa/Araraquara.com


Aliados no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional, o PT e o PMDB lançarão a maioria dos nomes, mas serão adversários em coligações partidárias que estão em fase de construção nos municípios

Por Marco Antonio dos Santos
Tamanho do Texto:Ampliar TextoDiminuir Texto
A região de Araraquara soma, até o momento, 50 pré-candidaturas ao comando das 17 Prefeituras. Estes políticos têm até 30 de junho — data-limite para as convenções partidárias — para aprovar seus nomes nas prévias partidárias.
Neste cenário, o PMDB, do prefeito Marcelo Barbieri reúne 11 pré-candidaturas. Atualmente, os peemedebistas governam apenas três cidades — Araraquara, Boa Esperança do Sul e Trabiju.
À frente de seis prefeituras — Américo Brasiliense, Borborema, Dobrada, Matão, Motuca e Nova Europa —, os petistas lançarão chapas majoritárias em dez cidades. A meta principal é reconquistar a administração municipal de Araraquara, perdida em outubro de 2008, após oito anos de mandato de Edinho Silva, que atualmente é deputado estadual e presidente do PT no Estado de São Paulo.
Apesar de serem aliados no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional, PT e PMDB serão adversários na maioria das disputas municipais.
O PSDB poderá lançar, neste ano, nove candidaturas. Atualmente, a única prefeita tucana é Therezinha Servidoni, de Rincão. Mas, segundo o diretório municipal dos tucanos, ela não indicou um nome do partido para sucessão, e as especulações é de que haja coligação com o PMDB, que lançará Luís Caetano Sampaio, atual vice-prefeito.
Força tradicional na Região, os Democratas (DEM), têm, por enquanto, apenas cinco pré-candidaturas. O partido governa Taquaritinga há sete anos, tempo de quase dois mandatos do prefeito José Paulo Delgado Júnior.
O tabuleiro político regional completa-se com o PTB, que pode disputar três cidades, e as legendas PP, PV, PDT e PPS, que terão candidaturas em duas cidades. A menor investida política na Região será com o PRP, PSD e PHS que lançarão apenas um pré-candidato em municípios da região.
10
partidos têm nomes de pré-candidatos para disputar os comandos de 17 prefeituras da região de Araraquara
PT e PSDB estão unidos contra o PMDB em Santa Lúcia
Ferrenhos adversários no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa paulista, tucanos e petistas estão unidos em Santa Lúcia na disputa pela Prefeitura. Há oito anos, o município é administrado por Antonio Carlos Abuabud Júnior (PSDB). As especulações na cidade dão como certo o apoio dele para o vice-prefeito, Luís Antônio Noli, recém-filiado ao Partido dos Trabalhadores. Os dois estão unidos para evitar a volta do ex-prefeito Antônio Sérgio Trintin (PMDB). Mas a aliança política entre tucanos e petistas deverá ser informal. O Diretório Estadual do PT veta aliança com PSDB, DEM e PPS. Já no partido do governador Geraldo Alckmin, não há restrição para as coligações.
Análise
Disputa é ensaio para 2014
As eleições para os cargos de prefeito e vice são importantes para os partidos políticos medirem forças, quesito importante para as disputas para governador e presidente, principalmente para os três maiores partidos — PT, PMDB e PSDB.
Prefeituras, como a de São Paulo, servem de vitrine para os partidos, por isso, tantas articulações. Mas essas eleições deveriam servir para fortalecer novos partidos, como o PSD, do prefeito Gilberto Kassab, mas tem apenas uma pré-candidatura na região. Partidos tradicionais como o DEM, que vêm sofrendo com a saída de políticos nos últimos anos, em outubro de 2012, terão a última chance para sobreviver.

Edmundo Alves Oliveira
Mestre em Sociologia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário