terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A DIFERENÇA ENTRE EMPREGO E TRABALHO


Carlitos, o nobre vagabundo, personagem  imortalizado por Charles Chaplin.

O que é emprego e o que é trabalho?

Emprego segundo o Aurélio é você se ocupar de algum serviço.
Trabalho segundo o mesmo Aurélio tem a ver com objetivo, com estar em movimento… com estar em “funcionamento”.

Emprego é o que um jovem recém formado em biologia busca quando escolhe fazer o concurso da Polícia Rodoviária Federal. Emprego é o que acontece quando o recém formado em química opta por ser auxiliar de escritório do IBGE ou quando você acha que as coisas não acontecem pra você na empresa porque ela não te diz que pós graduação você deve fazer, em que curso você deve se matricular ou em que novo projeto você deve se envolver e você tá parado no tempo, sentado na cadeira esperando alguma coisa cair do céu pra mudar a situação. Se você se enquadra no caso acima camarada… você não tá trabalhando, você tá empregado! E quem trabalha de verdade, sabe do que eu tô falando e sabe que de trabalho pra emprego, a coisa muda um bocado.

Trabalho é quando o cara tem um propósito naquilo que faz, tem metas bem definidas de onde quer chegar e acredita que o seu ofício é a forma mais nobre de ele melhorar o mundo e melhorar a vida das pessoas. Trabalho é pra quem acredita em si… emprego é pra quem acredita nos outros. Trabalho é movimento, emprego é estático. Trabalho é UP, emprego é DOWN.

O maior desafio da geração que trabalha é fazer a geração que está empregada entender que as regras de antigamente nao valem mais para hoje se você quiser construir algo de relevante pro futuro. A coisa toda mudou, as regras mudaram e por mais que você insista em escolher ser aquilo que nada tem a ver com você por causa do status, do salário ou da estabilidade você vai estar perdendo um pedaço importante da vida que é o de fazer diferença pro mundo… e pra você.

Da próxima vez em que você pensar em emprego, não pense em emprego. Pense em trabalho! Pense em construir coisas que o tornem relevante para as outras pessoas. Faça mais todo dia… sem exceção. Peça demissão todo dia do seu emprego pra começar um novo dia de trabalho. Agora se seu caso não é de emprego e nem de trabalho, a palavra certa a ser empregada e VAGABUNDAGEM.


FONTE: EDUARDO TAVARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário