segunda-feira, 11 de novembro de 2013

MAIS UMA CONQUISTA DO PREFEITO GUSTAVO: CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

Na última sexta-feira, 8/11, o município de Gavião Peixoto foi beneficiado pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo do Estado. O secretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, juntamente com o prefeito Gustavo Martins PIccolo, de Gavião Peixoto, assinaram  o convênio do Centro Conviver, garantindo recursos  de R$ 250 mil para implantação do projeto.
Para Hamam, o equipamento de convivência é fundamental para a sociedade, pois permite atendimento direto ao idoso, favorecendo o envelhecimento ativo e saudável. “A expectativa é que em 2.050 teremos mais idosos que crianças no Brasil. Por isso, estamos investindo fortemente na rede de atendimento social da população com mais de 60 anos em todo Estado”, afirmou.
Por não haver nenhuma obra similar na cidade de Gavião Peixoto, o prefeito Gustavo Martins enfatizou a importância de ter um lugar especial para pessoas da terceira idade, garantindo que será um marco para a população. “Este tipo de ação é essencial para uma parcela do povo que é esquecida. Temos que valorizar as pessoas que tornaram a nossa cidade o que é hoje”, explica.

Saiba mais sobre Centro “Conviver”
A partir de agora, o centro de convivência de idosos passa a ser chamado Centro “Conviver”. O nome ressalta o lado mais humano e acolhedor das iniciativas do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Os Centros Dia também mudarão de nome, passando a ser chamado Centro “Novo Dia”, segundo o secretário Hamam.
O Centro Conviver é um espaço de convivência, socialização, lazer e atividades, onde os idosos com mais de 60 anos podem frequentar. Ou seja, trata-se de um instrumento de proteção básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

Programa São Paulo Amigo do Idoso
Lançado em 2012 pelo governador Geraldo Alckmin, o Programa São Paulo Amigo do Idoso prevê a implantação de 108 Centros “Novo Dia” e 126 Centros “Conviver”.
Outra ação do programa para beneficiar os idosos é o Cartão Amigo do Idoso, realizado em março deste ano. O benefício mensal de R$ 100,00 é direcionado a idosos com idade superior a 80 anos, com renda mensal de até meio salário mínimo.

Para ter direito ao auxílio, o idoso deve estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e não ser atendido nos programas de benefícios individuais, como o Renda Mensal Vitalícia (RMV) ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário