quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O RAIO X DAS EMENDAS PARLAMENTARES EM GAVIÃO PEIXOTO

          É muito comum no Brasil, em época eleitoral, em busca de cadeiras como Deputado Estadual e Federal, a campanha de candidatos alheios ao dia a dia das pequenas cidades, sobretudo, do interior. Em busca de votos nesses redutos eleitorais, os candidatos têm duas estratégias básicas: a primeira é destinar emendas parlamentares (recursos estaduais ou federais) para os municípios e, a segunda,  pagar para algum político local fazer a campanha na cidade. Na primeira opção, exige compromisso do político com a cidade, vínculo com a população, vontade em contribuir com o desenvolvimento local por meio de seu mandato. Já, na segunda, a mais comum e mais barata, pois pequenas cidades rendem poucos votos, quem ganha mesmo é o político e os seus cabos eleitorais, que geralmente são bem remunerados para cooptarem o voto dos eleitores mais desatentos ou necessitados.
          Como Gavião Peixoto, uma  pequena cidade com mais de 5 mil habitantes não foge a essa realidade, a GAZETA, em plena campanha eleitoral, apresenta o raio-x completo das emendas parlamentares estaduais e federais no município. Para isso, nossa reportagem procurou a Prefeitura Municipal em busca das informações sobre os candidatos que adotaram a primeira estratégia, ou seja, buscam obter votos por meio do serviço já prestado, demarcando seu reduto eleitoral com repasse de emendas parlamentares, em vez de se aventurar oportunistamente, simplesmente contratando cabos eleitorais, a qual milagrosamente funciona em muitos casos. O resultado que aparece nas tabelas abaixo, refletem outros dados importantes, como a vasta representação política e o montante significativo de recursos destinados aos projetos e necessidades locais, que visam, em tese, melhorar a vida das pessoas, fortalecendo os cofres públicos municipais e as relações com a Assembleia Legislativa. Vejamos:
Dados fornecidos pela Prefeitura Municipal

          No caso dos Deputados Estaduais (tabela acima) que destinaram em 2013 e 2014, mais de 1 milhão de reais para o município de Gavião Peixoto, se considerarmos o número de 3 mil eleitores, teremos o investimento de aproximadamente 400 reais por eleitor. Considerando os 13 candidatos a Deputado Estadual  litados acima, se dividíssemos igualmente o número de votos para um deles, cerca de 230 eleitores deveriam confirmá-los na urna eletrônica. Porém, essa matemática é muito mais complexa, as contas não fecham e costumam surpreender tantos candidatos quanto os eleitores. Comparemos agora o cenário no âmbito Federal:

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

PRÉDIOS PÚBLICOS EM CONSTRUÇÕES, REFORMAS E MANUTENÇÕES

A Prefeitura Municipal de Gavião Peixoto está realizando reformas e construções por toda a cidade. A população, por onde passa, tem notado que a cidade está em verdadeira “reconstrução” e se transformou num verdadeiro canteiro de obras. O Espaço do Saber começou a receber a reforma externa, com pintura das grades e reinstalação das coberturas de policarbonato. Por sua vez, o Pavilhão Social Vida Luz, está fechado para uma reforma completa que será iniciada em breve. Em Nova Paulicéia, por exemplo, o parquinho há décadas abandonado, ganhou brinquedos novinhos em folha, tornando a praça daquele bairro mais agradável para as famílias e seus filhos usufruírem momentos de diversão.

Parquinho de Nova Paulicéia


O quiosque da pracinha no Jardim das Flores também está sendo totalmente reformado e a praça revitalizada. Outra praça que também está recebendo manutenção, é do Parque das Nações (próximo à caixa d’água). Por lá já foram instalados diversos aparelhos de ginástica e para atividades físicas de idosos, utilizados, inclusive, pelo Grupo da 3ª Idade, orientado pela fisioterapeuta Camila Arruda. A quadra será totalmente reformada, incluindo alambrados e gradis, que há muitos anos não recebem manutenção.


 A Praça Central 12 de Janeiro foi sem dúvida, o local público que mais recebeu reformas e melhorias, como a troca dos bancos, reativação da fonte, instalação de novas lixeiras e cuidados constantes na jardinagem e no paisagismo. No tocante às construções, a nova creche, que fica no Jardim Petrópolis, orçada em 1,5 milhão de reais, juntamente com a Rodoviária e o Centro de Convivência do Idoso, está sendo concluídos e a população, que diariamente passa por ali, nota sua rápida evolução, vendo os pequenos tijolos ganharem formas e transformam-se em grandes paredes. Por fim, em nada adianta a prefeitura investir tanto nessas melhorias, se a própria população não cuidar e zelar pelos bens públicos. Tanto os que estão sendo revitalizados e os que estão sendo construídos, são destinados á correta utilização da própria população gavionense. O Prefeito Gustavo Piccolo defende que “cabe a prefeitura reformar, revitalizar ou construir um novo bem público que servirá diretamente a população, as pessoas que moram próximas, os vizinhos e os visitantes daquele local devem zelar pela conservação e preservação das melhorias, pois só assim a cidade cresce e avança de verdade. Muitas outras obras importantes ainda serão entregues durante o meu mandato, porém, temos que manter em bom estado as já existentes”.

Nova Creche no Jardim Petrópolis



EDUCAÇÃO INFANTIL RECEBE NOVOS UNIFORMES

A EMEI “Antônia Camarosano” e o Berçário “Nilza Fagnani Barsaglini” receberam neste mês de agosto, seus novos uniformes escolares, que seguem às cores dos símbolos municipais (Bandeira e Brasão), nas cores azul, amarelo e branco, como prevê Lei Municipal. Foram entregues 210 uniformes para a Emei Cammarosano e 125 para o berçário Nilza totalizando um investimento em tornos de R$19.000,00. Os pais retiram pessoalmente os quites de uniformes que continham: 3 camisetas (1 cavada e 2 mangas), 2 shorts masculinos, 2 corsários femininos e 1 conjunto de abrigo. Segundo a diretora da EMEI, Ednéia do Amaral Messi, “o uniforme é essencial para identificação e padronização dos alunos em atividades internas e passeios que acontecem fora da escola e fora do município, além de proporcionar grande economia aos pais, pois deixam de vestir seus filhos com roupas do dia a dia”. Entre os dias 24 e 28/08, os alunos da EMEI e do Berçário receberam os pares de tênis novos, os quais não foram entregues junto aos uniformes, pois a verba utilizada foi em parceria com Fundo Social de Solidariedade, totalizando um investimento em torno de R$18.060,00. Os tênis também seguem as cores dos símbolos municipais azul, amarelo e branco de acordo com a lei municipal. Vale lembrar que, na semana passada, a Escola Municipal “Martha Ferreira da Cruz” também recebeu seus uniformes escolares, também adquiridos com recursos próprios da Prefeitura Municipal. O Prefeito Gustavo explica que “em Educação não existe gasto. Em educação existe investimento. Seguiremos investindo forte na educação de nossas crianças, jovens e adultos, para prepara-las melhor para as adversidades da vida e para o mercado de trabalho”.



CARAVANA CULTURAL DESEMBARCOU NA BIENAL DO LIVRO EM SÃO PAULO

A Secretaria de Cultura de Gavião Peixoto, por meio do Projeto Caravana Cultural, visitou neste domingo, 24/08, na cidade de São Paulo, o renomado evento que acontece somente a cada dois anos, a Bienal do Livro. Essa é a 23ª Bienal Internacional do Livro e funcionará até o dia 31 de agosto no pavilhão de Exposições do Anhembi. Além de ser um riquíssimo evento, os visitantes gavionenses também puderam se divertir com a vasta programação, que mescla literatura, negócios, gastronomia e principalmente cultura. Na bienal as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país se reúnem oferecendo diferentes opções para quem busca algum livro ou coleção ou contato direto com autores renomados e famosos.
Para os apaixonados por leitura e mesmo para aqueles iniciantes o evento foi uma excelente opção e uma ótima oportunidade para ficar ligado nas novidades e lançamentos que estão rolando por aí. Agora no mês de Setembro no dia 21/08 (Domingo) é a vez dos amantes por música aproveitarem, pois a Secult levará os visitantes para a 31ª Feira Internacional da Música - ExpoMusic 2014. A feira contempla novidades em instrumentos musicais e os últimos lançamentos do mercado mundial da música, além de reunir endossers e músicos reconhecidos. Os interessados deverão deixar o nome na Secretaria de Cultura que fica localizada na Alameda Silva, 497 ou então entrar em contato pelo tel. (16) 3308-1515. Serão disponibilizadas apenas 30 vagas. Participe!

Gavionenses visitam a Bienal do Livro em São Paulo 

SECRETARIA DE ESPORTES RECEBE INSCRIÇÕES PARA O 1º CAMPEONATO SOCIETY

A Secretaria de Esporte convida todos para participarem do 1º CAMPEONATO SOCIETY que começa no dia 28/09. A inscrição, que é gratuita, pode ser feita na Secretaria de Esportes, que por conta da reforma do Ginásio Vida Luz temporariamente encontra-se no Ginásio Osvaldo Fratucci (Osvaldão) que fica na Rua Pernambuco, 140 – Jd. Brasil.
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 25/08 (Segunda-Feira) e os interessados deverão ter idade acima de 16 anos. Os jogos acontecerão às quintas-feiras e aos domingos pela manhã. Maiores informações procurar a secretaria.

GAVIONENSES VISITARAM A ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

A Secretaria de Cultura de Gavião Peixoto levou o público gavionense para uma incrível e interessantíssima viagem para a cidade de Pirassununga, durante no evento “Domingo Aéreo, por meio do Projeto Caravana Cultural. Os jovens e participantes puderam conhecer de perto aeronaves militares e civis, contemplar o riquíssimo show de demostração nas alturas da Esquadrilha da Fumaça, além de tirar fotos com tanques de guerra e caminhões militares e demais aparatos bélicos. Durante todo o dia, os apaixonados por adrenalina puderam conferir diversas atrações além de contribuírem com 1 Kg de alimento para doação, que foi o ingresso para a entrada no local.
Segundo o dirigente cultural Sérgio Silva, “desde o ano 2000, com a chegada da Embraer ao município, a cidade vem descobrindo outras vocações. Despertar e incentivar a cultura aeronáutica e embutir em nossos moradores o verdadeiro espírito aeronáutico é muito importante para a construção dessa nova identidade local. O real intuito desta ação é aproximar as pessoas comuns do tecnológico e fascinante mundo da aeronáutica, afinal, somos reconhecidos mundialmente como “Cidade das Asas”.
Já neste próximo domingo (24/08), a SECULT realizará mais uma viagem e, agora para cidade de São Paulo, na 23ª Bienal do Livro.
Os interessados deverão deixar os nomes na secretaria, Alameda Silva - 497, Centro ou então pelo tel. (16)3308-1515.
Participe e prestigie.

Gavionenses em visita a AFA - Academia da Força Aérea


CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHA: CONFIRA ALGUNS RESULTADOS

O Campeonato Municipal de Bocha realizado pela Secretaria de Esportes teve início neste mês de agosto (05/08), terça-feira. Foram 30 participantes que fizeram suas inscrições e a 1ª Fase do Campeonato já teve algumas partidas. O campeonato está sendo disputado na forma de grupos onde os três melhores classificados de cada um irão passar para a fase seguinte.
Lembrando que esse é o primeiro ano que o Campeonato de Bocha é realizado já que anteriormente era feito apenas o “Torneio de Bocha” que também foi feito neste mês de agosto no dia 02/08 e que teve início às 9h foi encerrado no mesmo dia às 18h.

Confira abaixo os ganhadores do TORNEIO DE BOCHA INDIVIDUAL:

1º Lugar: Troféu + 2Cx de Cerveja (Lata) - Calil
2º Lugar: Troféu + 2Cx de Cerveja (Lata) – Zé Teixeira
3º Lugar: Troféu + 1Cx de Cerveja (Lata) - Pedrinho
4º Lugar: Troféu + 1Cx de Cerveja (Lata) – Marcelo

A Secretaria de Esportes não teve nenhum custo para a realização do torneio e campeonato já que o prefeito Gustavo Piccolo disponibilizou todos os troféus e medalhas para os ganhadores.
Os jogos estão sendo realizados as terças, quartas e sextas a partir das 19h conforme a tabela e está previsto para terminar no início de setembro. Até o presente momento os destaques são: Tanilo, Márcio, Pedrinho, Karin e Jacó.

GRUPO A
GRUPO B
GRUPO C
GRUPO D
GRUPO E
JOÃO PAULO
DANIEL
KALIL
TÉBINHA
ZÉ TEIXEIRA
MARCELO
MÁRCIO
PEDRINHO
KARIN
MANÉ
PASTOR
PEDRO DELFINO
ADÃO
JOÃO TOLEDO
JHON LENON
TANILO
LUIZ DA TOCA
DITINHO
NILTINHO
JACO



















Vencedores Torneio de Bocha - Kalil, Zé Teixeira, Pedrinho e Marcelo

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO

A Secretaria de Saúde realizou neste mês de agosto no dia 06/08 a “Semana do Aleitamento Materno”. O encontro aconteceu no anfiteatro do Espaço do Saber às 14h e foi direcionado aos profissionais da saúde, gestantes, mães que amamentam e mulheres com desejo de ser mãe além de toda a população.
A abertura do evento, que aconteceu por volta das 14h, teve a colaboração da Secretaria de Cultura que apresentou um breve teatro, com a peça “Quem Ama, Amamenta!”, que de forma muito divertida, abordou a importância do aleitamento materno. Em seguida, às 14h30min, aconteceu a palestra com a fonoaudióloga Vivian Gatti sobre “A importância da amamentação para o desenvolvimento facial da criança”. Logo depois o médico pediatra Dr. Paulo F. Djabraian também palestrou e falou sobre “A importância da amamentação para o desenvolvimento infantil e cuidados do recém-nascido na primeira semana de vida”. E por fim, às 16h os presentes tiveram a oportunidade de ouvir relatos de experiências das “Mães que Amamentam”.
Fonoaudióloga Vivian ministrando palestras aos presentes


Segundo Emanuelle Laurenti, secretária da pasta “a palestra foi fundamental para esclarecermos algumas dúvidas da população e das mães que recentemente tiveram seus filhos sobre a amamentação. As palestras foram ministradas pelo Dr. Paulo e pela fonoaudióloga Vivian que tentaram explicar sobre o assunto de uma forma clara, o que facilitou o entendimento e, mesmo aqueles que tiveram dúvidas puderam tirá-las ali mesmo com os profissionais presentes. O resultado foi muito positivo”.
O evento foi finalizado com um delicioso coffee break para todos convidados na recepção da secretaria.

Funcionários da Saúde e Dr. Paulo (à direita).



domingo, 24 de agosto de 2014

FUTSAL FEMININO: GAVIÃO TAMBÉM TEM UMA EQUIPE DE FUTURO

A nossa cidade é bem acolhedora quando o ginásio de esportes Osvaldão é requisitado...e aqui muitos jogos do Paulista sub 20 e adulto de futsal feminino da equipe Tradição de Araraquara...com grandes partidas e vitórias...com a reabertura do Gigantão a equipe voltou a jogar em casa...e hoje mais um jogo e com goleada...

CHUVA DE GOLS
Muitos gols marcaram mais uma vitória da equipe da Afa/Tradição Futsal/Fundesport no final da tarde deste sábado no ginásio gigantão.
Voltando a atuar pela categoria Sub-20 no Campeonato Paulista, as meninas do futsal araraquarense não tomaram nenhum conhecimento da equipe de Jacareí e goleou as adversárias pelo placar de 7x0. Os gols foram marcados por Aline(3), Nayarah (2), Nuty e Delise.
Após a partida, o técnico Léo Mendes em entrevista para a imprensa local disse que saiu muito satisfeito com o desempenho da sua equipe apontando como pontos positivos a forte marcação e a tranquilidade com a bola nos pés.
Essa é a oitava vitória da equipe na competição mantendo a segunda colocação.
O próximo compromisso da equipe será na terça feira, 27/08, novamente ás 18 hs no ginásio gigantão contra a equipe de Americana. O jogo será válido pela última rodada da primeira fase.
Aline e Nayarah mostraram um bom futsal na partida contra Jacareí.

E com isso, por ser futsal feminino, isso faz com que a nossa torcida tenha o pensamento positivo, já que vamos disputar amanhã logo cedo uma grande final, jogo da Copa Sesc contra Matão...e vamos juntos torcer muito para o salonismo de GPX...
 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL RECEBEM UNIFORMES

Os alunos da Escola Martha Ferreira da Cruz receberam nesta terça-feira (12/08), no pátio da própria escola Martha às 17h30min os novos uniformes escolares, que seguem às cores dos símbolos municipais (Bandeira e Brasão), nas cores azul, amarelo e branco, como prevê Lei Municipal. Foram entregues 302 uniformes e os alunos das séries do 1ºano, 2ºano, 3ºano, 4ºano e 5ºano foram beneficiados.
A entrega é feita anualmente e foram os pais ou responsáveis que receberam o kit contendo calça, camiseta, legging, shorts e um abrigo. A compra foi feita pelo prefeito Gustavo Martins Piccolo, com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Gavião Peixoto, totalizando um investimento de R$ 61.897,25.


Segundo a diretora da escola, a Pedagoga Paula Leonardo, “O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia aos pais. Além de proporcionar uma padronização, evitando que a sala de aula se transforme em um “desfile de modas”, desenvolvendo nos alunos um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental em seu desenvolvimento psicossocial”.
Após a entrega dos uniformes escolares os pais ainda participaram de uma breve reunião onde os professores entregaram a eles os boletins com notas e também com a frequência dos alunos.





quarta-feira, 13 de agosto de 2014

SECRETARIA DE ESPORTES ENTREGA KIMONOS PARA ALUNOS DO KARATÊ

A Prefeitura entregou, na noite desta terça-feira (12/08), às 18h30, no Ginásio Osvaldo Fratucci, cerca de 40 kimonos da marca “Chimano” para os alunos das aulas de Karatê. A entrega dos Kimonos, que chegou semana passada na terça feira (05/08), foi feita pelo prefeito Gustavo Martins Piccolo que prontamente atendeu ao pedido, feito no mês de julho, pelo dirigente esportivo Marcelo Meneghelli e a professora Kelli Braga.
A compra feita com recursos próprios, totalizou cerca de R$4.000,00 e foi entregue para os alunos das turmas de 13 a 17 anos da professora Kelli Braga, que ministra as aulas toda terça e quinta, das 18h30 às 20h.

O Prefeito Gustavo Piccolo faz a entrega de um kimono para uma das alunas da profª kelli Braga .
No ano passado os alunos do professor Bruno Anel, que ministra as aulas de Judô, também receberam 40 novos kimonos e mais o tatame emborrachado para os treinos. As aulas de judô acontecem de sexta feira das 18h às 22h e de sábado das 14h às 17h.
Segundo o dirigente esportivo Marcelo Meneghelli, “fizemos o pedido dessa compra, pois muitos dos alunos que frequentam as aulas de karatê são de famílias carentes e não tem condições de adquirir o kimono. Com esse pedido atendido, graças ao apoio do nosso prefeito, eles serão beneficiados e os alunos, que eventualmente começarem as aulas, também poderão receber um novo, cumprindo assim também um trabalho social no esporte”.
Os interessados em participar desses e de outras atividades desenvolvidas pela Secretaria de Esportes podem procurar o Ginásio Osvaldão, localizado na Rua Pernambuco, 140 – Jd. Brasil, já que, temporariamente, o Pavilhão Vida Luz encontra-se fechado para reformas.

Após a entrega dos Kimonos o prefeito tira foto com os alunos.

II MOSTRA DE TEATRO TEM RECORD DE PÚBLICO

A Secretaria de Cultura de Gavião Peixoto apresentou de 05 à 10/08 no Anfiteatro do Espaço do Saber, sempre às 20h peças teatrais da Cia Realce, com temática literária. Foram 6 dias em que a população pôde desfrutar, ao longo das peças, das obras de ilustres escritores brasileiros como Machado de Assis, Manuel Antônio de Almeida, Ariano Suassuna e Graciliano Ramos.
A população, em sua maioria estudantes, lotou o anfiteatro do Espaço do Saber, totalizando durante os dias da mostra mais de 700 espectadores, quase 100% a mais que o ano passado, quando a primeira edição da mostra alcançou quase 400 espectadores. A II Mostra de Teatro teve como lema “Dos Livros para os Palcos” e contou com adaptações das obras como Vidas Secas, Dom Casmurro, O Auto da Compadecida, Memórias de um Sargento de Milícias, Memórias Póstumas de Braz Cubas. De acordo com Marco Bueno, responsável pelo elenco “as obras foram recontadas através da encenação, despertando o interesse para novos leitores, tornando o entendimento sobre o livro mais claro e interessante, além de preparar melhor os alunos que irão prestar vestibular nos próximos anos”, revela.

Público assiste atento todas as peças
 No domingo, finalizando a Mostra de Teatro, foi a vez da Cia “ArteVida” de Gavião Peixoto, que se apresentou com a peça “Tiro pela Culatra” escrita pelo dirigente cultural Sérgio Silva e contou com a atuação de atores da cidade como os irmãos Ilézio e Isabela Rodrigues, Agnaldo Santos e os atores convidados Sininho Provazzi (Nova Europa) e Daniel Costa (São Paulo). De acordo com o Dirigente Cultural, Sérgio Silva, “a literatura e o teatro estão intrinsecamente ligados. Trazer uma obra literária para o palco é consolidar o teatro e literatura como artes possíveis também às camadas populares. Não são e nem devem ser privilégios da elite. Arte e leitura deve frequentar todas as almas e o sucesso do evento mostrou que estamos no caminho certo, mais uma vez”, relata.
A Secretaria de Cultura fecha o mês de agosto com mais duas atividades através do projeto Caravana Cultural, sendo dia 17/08 para a cidade de Pirassununga no evento Domingo Aéreo e dia 24/08 para a Bienal do Livro na cidade de São Paulo. Os interessados para bienal deverão deixar os dados na secretaria (Alameda Silva, 497 – Centro) ou então entrar em contato pelo tel. (16) 3308-1515. Para cidade de Pirassununga, os interessados deverão deixar o nome na lista de espera, pois as vagas já foram preenchidas, caso haja alguma desistência.

Anfiteatro lotado todos os dias de espetáculo.

ESCOLA MUNICIPAL RECEBE 150 NOVOS LIVROS

A Escola Municipal Martha Ferreira da Cruz recebeu, no final do mês de Julho, uma doação de pouco mais de 150 livros da Editora Positivo, especializada em Sistemas de Ensino e Livros Escolares. Os livros foram solicitados pelo prefeito Gustavo Martins Piccolo, já que a escola já dispõe do Sistema Positivo de Ensino.A Doação foi feita através do Projeto da Editora Positivo “Baú Literário”, o Baú Literário de Educação Infantil reúne dez títulos, com quatro exemplares cada, especialmente selecionados para despertar o interesse pela leitura e estimular a força criativa das crianças. O Guia do Professor fornece orientações pedagógicas e propostas de trabalhos direcionadas a cada livro, para abordagens que podem ser feitas em sala de aula para auxiliar na formação do leitor, na construção da prática e do prazer da leitura. Também compõe o Baú o Aurelinho, dicionário infantil ilustrado da Língua Portuguesa.
A escola foi comtemplada com 4 baús literários sendo, 1 baú literário para o Ensino Fundamental, 1 para a Educação Infantil (Emei Antônia Cammarosano Barsaglini) e 2 baús para a Biblioteca da Escola.
Segundo a Diretora, Paula Leonardo “essa doação ajudará a escola, que realiza o projeto de leitura, onde cada aluno leva toda semana um livro para ler com sua família e agora com os livros que ganhamos poderemos oferecer uma variedade maior de opções aos nossos estudantes, pois os baús serão itinerantes e os livros que tem dentro serão incluídos no projeto de leitura”.
Segundo o prefeito, Gustavo Martins Piccolo “As crianças descobrem o mundo por meio dos livros e são capazes de dar asas à imaginação. Para que os alunos possam alçar voos cada vez mais altos e para que essas descobertas sejam ainda mais satisfatórias fiz o pedido à Editora Positivo do Baú Literário onde as crianças poderão encontrar, ainda, maior incentivo para o desenvolvimento constante da leitura”.
Entre os títulos doados alguns são conhecidos pelos estudantes como: Os três porquinhos, O Patinho Feio, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Amora enfim, os estudantes terão inúmeras opções para ler.
Baú Literário com centenas de livros.





APÓS 18 ANOS GAVIÃO PEIXOTO RECEBE MOTONIVELADORA

No dia 02/08 (Sábado), o município de Gavião Peixoto foi contemplado com uma nova máquina, a motoniveladora (Patrol) da marca New Holland. A Motoniveladora é uma máquina utilizada em obras de construção civil de ampla escala, em conjunto com outros maquinários, principalmente terraplanagem e para nivelamento de estradas ou patamares.


A máquina foi adquirida por meio de uma doação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Uma máquina deste porte custa aproximadamente R$ 640.000,00 e foi conquistada graças a um pedido feito pelo Prefeito Gustavo Martins Piccolo, solicitando que a cidade fosse beneficiada pelo programa, pois desde a sua emancipação necessitava desta importante ferramenta para manutenção de estradas e outro serviços.
“Após 18 anos de emancipação política é com grande satisfação que informo que Gavião Peixoto foi beneficiado com a motoniveladora. Certamente esta exercerá um papel fundamental na manutenção de vias de acesso ao nosso município.”
A máquina foi recebida com grande festa e alvoroço pela população e já encontra-se em operação na Secretaria de Obras do munícipio. Somando-se a mais esta conquista, vale relembrar que toda a frota municipal foi renovada com aquisição de 05 novos veículos de passeio, 02 utilitários, 04 ambulâncias, 02 micro-ônibus escolares, 02 caminhões e 01 máquina retroescavadeira.