domingo, 9 de junho de 2013

CULTURA INICIA REFORMA E EQUIPAGEM DO ANFITEATRO

           Em parceria com a Secretaria de Obras, a Secretaria de Cultura anuncia o fechamento do Espaço do Saber por 15 dias para execução de reformas e equipagens finais. Desde fevereiro os ambientes do Centro Cultural estão sendo reformulados e adequados para melhor atenderem à população dentro da nova proposta da Secretaria. O primeiro deles a ser concluído foi a Biblioteca Municipal "Prof. Eulália Rosália de Arruda Cury". "O Ministério da Cultura exige que um biblioteca tenha no mínimo 60 m2 e, mais uma vez, ocupamos a maior sala do Centro Cultural com a menina dos olhos, ou seja, a biblioteca, que tem cerca de 5 mil títulos. Agora ela está ampla, informatizada e conta com os serviço do Acessa São Paulo, que também recebeu novos equipamentos", explica o prof. Sérgio Silva, responsável pela pasta.
Nova formatação da Biblioteca Municipal de Gavião Peixoto.
          A segunda instalação a ser disponibilizada à população é a Sala de Dança, a qual faz parte dos novos projetos a serem implantados no Município pela Secretaria de Cultura. O Projeto Dança GPX é parte integrante da Escola de Talentos, ação contida no Programa de Governo do Prefeito Gustavo Piccolo. Nela serão desenvolvidos, gratuitamente, cursos de Ballet Clássico, Danças Urbanas e Dança de Salão, atendendo a crianças, jovens, adultos e idosos do Grupo da Melhor Idade. As aulas acontecerão de uma a duas vezes por semana e a Escola Estadual já participa com o projeto Mais Educação, utilizando a sala todas as sextas-feiras, em dois períodos, com 2 turmas de 20 alunos cada. Segundo Silva, na próxima semana será instalado o piso flutuante de madeira na sala de dança, o que concluirá suas adequações.
Com o piso de madeira a Sala de Dança estará totalmente concluída.
          O anfiteatro que foi projetado para múltiplo-uso, desde a sua criação em 2002 não recebeu sequer qualquer equipamento que justificasse a sua utilização para atividades diversificadas, a não ser aparelhos de ar condicionado. Como se não bastasse, todo o forro do piso superior foi infestado por dezenas de pombas nos últimos 4 anos e a falta de limpeza ou manutenção condenou toda a sua estrutura, pois pode transmitir a doença do pombo, por meio das fezes que se acumularam na cobertura. Por isso, antes mesmo de equipar com som, luz e vídeo de última geração, a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Obras optaram por trocar todo o forro do piso superior e eliminar qualquer risco de contaminação dos servidores, alunos e visitantes que utilizarão e frequentarão o anfiteatro que poderá, realmente, receber palestras peças de teatro, espetáculos de dança, projetar filmes e vídeos,

Anfiteatro passará por reforma e equipagem total.
            A Sala de Estudos já teve a sua pintura concluída e a sala de Informática Educativa só falta a compra de novas baias (mobiliário) para os computadores, o que deve ser concluído ainda neste mês de Junho. A Sala de Música, que abrigará também os instrumentos da Banda Marcial e de outros cursos como violão e cavaquinho, será a última sala a ser entregue, pois exige uma adequação mais apurada com armários e prateleiras para os instrumentos musicais. A expectativa é que Julho seja o mês de retomada total das atividades do Espaço do Saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário