segunda-feira, 10 de novembro de 2014

SECULT APRESENTA NESTE SÁBADO O FILME “GETÚLIO”

A Secult apresenta neste sábado 15/11 às 20h no Anfiteatro do Espaço do Saber em comemoração ao dia da Proclamação da República o fime Getúlio.
A recomendação é para jovens e adultos a partir dos 14 anos. A Secult realizará distribuição gratuita de pipoca. Venha conferir esse filme que faz parte de uma importante parte da História política do Brasil.

RELEMBRANDO A HISTÓRIA:
Getúlio Vargas foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes. Foi presidente do Brasil em dois períodos.

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II. Foi, então, proclamada aRepública do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade doRio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães,Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.


"Getúlio", um filme de João Jardim


Nenhum comentário:

Postar um comentário